O ano de 2024 seria especial para Cícero Nobre mesmo se não tivesse uma Paralimpíada pela frente. Ele e Nathália Almeida aguardam o nascimento do primeiro filho do casal. E o pequeno Levi, ainda está na barriga da mãe, já tem um presente reservado: a medalha de bronze que o pai conquistou nos Jogos de Paris, na prova do lançamento do dardo da classe F53 (atletas que competem sentados).
"Agora não existem mais o Cícero ou a Nathalia, mas sim o pai e a mãe do Levi [risos]", brincou o paraibano, em entrevista à EBC na Casa Brasil Paralímpico, em Saint-Ouen, na região metropolitana da capital francesa.
Mesmo sem ainda ter nascido, Levi teve participação importante na conquista de Cícero, alcançada na noite do último sábado (31). Antes e durante a prova, realizada no Stade de France, em Saint-Denis, cidade vizinha a Paris.
"No Dia dos Pais, recebi da minha esposa aquele chaveirinho [com a foto do ultrassom do filho]. No dia da prova, quando acordei, dei um beijo na foto. E quando minha esposa acordou de manhã no Brasil, disse que, de madrugada, ele não parava [de se mexer], que nunca tinha acontecido aquilo. E na hora da prova, um companheiro de Cabo Verde falou, no quarto lançamento [o do bronze], que aquele seria para meu filho. Fico até arrepiado", contou Cícero.
"De dois anos para cá e com a vinda do Levi, mudei bastante a forma de pensar e agir. Talvez, se fosse há três, quatro anos, eu não teria a cabeça que tive na minha prova. Creio que ele já está vindo para ensinar isso, a saber dosar as coisas", completou o atleta, que tem má-formação congênita bilateral nos pés.
Cícero, agora, prepara-se para se adaptar à rotina de atleta e pai rumo à Paralimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. E não quer estar sozinho lá. Nathalia, sua esposa, também é atleta paralímpica e compete no arremesso do peso e no lançamento de dardo. Em 2014, ela teve uma das pernas imprensadas em um acidente automobilístico e teve que amputar a perna esquerda.
"A gente está se programando para, quando ele [Levi] estiver com seis meses, ela [Nathalia] já viajar para São Paulo e a gente competir. Ela tem o sonho de chegar à seleção de atletismo, pegar uma competição importante, como os Jogos Parapan-Americanos, o Mundial, uma Paralimpíada. E a gente vai trabalhar para isso. O Levi estará presente e não vai atrapalhar nada. Creio que ele só vem somar", afirmou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Ministério do Esporte (@esportegovbr)
No lançamento do dardo paralímpico, os atletas que competem sentados utilizam uma cadeira individual e não podem se erguer dela, sob pena de terem o lance invalidada. Cícero teve apenas duas de suas seis tentativas consideradas válidas na prova de sábado. A primeira garantiu o bronze. A segunda o deixou próximo da prata.
"O que eu fiquei um pouco indignado é que participei do Mundial aqui na França [2023, em Paris], participei do Mundial de Kobe [Japão], onde eu fui campeão, lançando da mesma forma e me prendendo da mesma forma na cadeira e nunca tive problema com queima. Mas o resultado foi esse, então a gente ficar com a sensação de que foi prejudicado não vai mudar em nada. É a gente virar a chave, que agora tem mais um ciclo de quatro anos, virar a chave e treinar pesado, como a gente sempre treina, para chegar igual eu cheguei aqui ou até mais preparado para qualquer adversidade dentro da prova", descreveu o paraibano.
"Já tenho a conquista mundial, tenho a conquista no Parapan, só me falta uma medalha de ouro paralímpica. Já tenho duas de bronze [a anterior foi em 2021, em Tóquio, no Japão], mas quero ouro, então você pode ter certeza que, em 2028, estando na Paralimpíada, vou brigar por essa medalha como nunca briguei", concluiu.
Veja tambémEsportes Ceará e Coritiba medem forças de olho no G4 da Série B Coritiba e Ceará entram em campo, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18), no estádio Couto Pereira, pela 27ª rodada do Ca... Esportes Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores ARádio Nacionaltransmite Botafogo e São Paulo com a narração de Rodrigo Campos, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Bruno Mendes. Você a... Esportes Diante do Avaí, Ituano busca 3ª vitória consecutiva na Série B Buscando a terceira vitória consecutiva na atual edição da Série B do Campeonato Brasileiro, o Ituano visita o Avaí no estádio da Ressacada, em Flo...Esportes Paysandu vira sobre o Guarani e se afasta do Z-4 da Série B: 2 a 1 Em Itajaí, no Estádio Gigantão das Avenidas, o Brusque teve a estreia do técnico Marcelo Cabo diante do Vila Nova e a primeira impressão foi positi... Esportes Timão derrota o São Paulo e fica perto do 6º título do Brasileirão A1 O Corínthians está muito próximo de seu quinto título consecutivo - e sexto no geral - do Brasileirão Feminino A1. Neste domingo (15), em partida q... Esportes Bota bate Timão e aumenta vantagem na ponta do Campeonato Brasileiro Mais cedo, o Fortaleza, que tinha a expectativa de retomar a liderança perdida na rodada passada após duelo direto com o Botafogo, visitou o Athlet...Esportes Flamengo e Vasco medem forças no estádio do Maracanã O estádio do Maracanã recebe, a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (15), um dos principais jogos da 26ª rodada da Série A do Camp... Esportes Rádio Nacional transmite jogo entre líder Botafogo e Corinthians O sábado também terá bola rolando na tela daTV Brasil, mas pela Série B do Brasileiro. A emissora pública transmite, a partir das 17h, Paysandu e G... Esportes Série B: Ponte Preta e Ituano jogam para fugir do Z4 da competição Lutando para se afastar do Z4 (zona do rebaixamento) da Série B do Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Ituano medem forças a partir das 21h30 (hor...Você viu?Há 4 dias Festival Revelando SP leva cultura regional a 80 mil paulistanosHá 7 dias Câmara conclui nesta quinta votação do fim de desoneração da folha de pagamentoHá 5 dias Dois são presos pela Polícia Civil em ItaquiraíHá 7 dias Câmara aprova texto base da proposta que retoma gradualmente imposto sobre a folha de pagamento; acompanhe