

Recém pós-graduada em Eficiência e Inovação na Gestão Estratégica pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), a servidora pública estadual Eliane Flores da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) apresentou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul.
O objetivo foi identificar o quanto os estagiários agregam no trabalho dos órgãos públicos estaduais em diferentes áreas. A metodologia aplicada incluiu pesquisa, estudos e análises.
Eliane Flores, servidora com 24 anos de experiência no Governo do Estado, explicou que escolheu esse tema porque sempre considerou o programa muito positivo para a gestão pública. Ela tinha interesse em desenvolver um trabalho que evidenciasse essa ação benéfica para o Estado.
“Foi muito interessante estudar sobre o Programa de Estágio, foi possível levantar uma discussão abrangente do ponto de vista de todos os lados envolvidos no processo, dos estagiários, dos gestores públicos que foram supervisores dos estagiários e unidades gestoras que possuem ou já possuíram estagiários em suas equipes”, pontuou.
O avaliador da Eliane na pós-graduação, Thaner Castro Nogueira, que também é hoje secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov, comenta que a conclusão foi satisfatória.
“O estudo contribui para a compreensão dos benefícios do Programa de Estágio do Governo de MS no contexto do serviço público estadual. Parabéns à recém pós-graduada por sua dedicação e pesquisa”, comentou.



Com o trabalho foi possível concluir que a colaboração dos estagiários impactou significativamente no clima organizacional dos órgãos públicos estaduais que aderiram ao programa. Há uma troca de experiências e conhecimentos enriquecedora entre os envolvidos no processo, sendo relevante para a formação dos estagiários, para o desenvolvimento dos gestores e para a administração pública.
Os trabalhos foram apresentados em formato de painel científico, expostos de maneira abrangente ao público com o propósito de enriquecer o diálogo acadêmico e profissional, possibilitando o intercâmbio de várias experiências em um ambiente coletivo. O momento foi prestigiado com uma cerimônia, realizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Escolagov, no dia 05 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal.
Programa de Estágio
O 'Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica' é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Renata Brum, Comunicação Segem
Fotos: Eduardo Coutinho
Legislativo - MS Agenda: Sessão solene e reunião da Agricultura Familiar estão previstas
PM - MS Polícia Militar recupera veículo roubado e prende casal por receptação em Corumbá
Polícia Civil - MS Policiais civis cumprem mandado de prisão no centro de Campo Grande
Legislativo - MS Outubro Rosa: ALEMS reforça conscientização e prevenção como caminhos para vencer o câncer de mama
Polícia Civil - MS Policiais Civis de Mato Grosso do Sul e São Paulo prendem homem em posse de derivados de maconha e arma de fogo em Três Lagoas
Polícia Civil - MS Delegacia da Mulher de Três Lagoas realiza palestra sobre violência doméstica no Hospital Cassems
Mato Grosso do Sul Com ambiente próspero e positivo, MS abre caminhos e leva seus produtos aos países vizinhos
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul ganha o maior raio-X de solos do Brasil com estudo da Embrapa
Mato Grosso do Sul Governo do Estado é reconhecido pelo apoio dado a fábrica de celulose de Inocência 




