Confirmando o favoritismo, o surfe do Brasil segue avançando nas ondas de Teahupo'o, no Taiti, palco da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Neste domingo (28), mais duas atletas se classificaram às oitavas de final. Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel triunfaram na repescagem - disputa entre surfistas que não ganharam a primeira rodada - e se juntaram a Luana Silva, que já assegurara a vaga no sábado (27).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por CBSurf Brasil (@cbsurfoficial)
Entre os homens, apenas Filipe Toledo ainda luta pela classificação - Gabriel Medina e João "Chumbinho" Chianca avançaram direto no sábado (27). Filipinho compete na repescagem às 23h (horário de Brasília) deste domingo (28). O adversário do brasileiro é o neozelandês Billy Stairmand.
Diferentemente da primeira fase, em que três surfistas disputam a mesma bateria e apenas o vencedor avança, nas oitavas os embates são eliminatórios.
No quinto confronto do dia na chave feminina, Tatiana Weston-Webb derrotou Candelaria Resano, da Nicarágua, somando 9.50 contra 3.30 da adversária.
Na sétima bateria da segunda rodada, Tainá Hinckel passou pela canadense Sanoa Dempfle-Olin por um placar bem mais apertado: 7.10 contra 6.30.
Os surfistas brasileiros dos dois naipes ainda não conhecem seus adversários na terceira fase, que na prática é o equivalente às oitavas de final.
O Brasil é a única equipe na Olimpíada de Paris com número máximo de seis surfistas (três homens e três mulheres), pois conseguiu duas vagas extras (uma masculina e outra feminina) devido à classificação nos Jogos Mundiais de Surfe da ISA 2024, em março, em Porto Rico. Gabriel Medina carimbou a vaga olímpica ao faturar o título do ISA Games, Na disputa feminina do torneio, Tati Weston-Webb, que competiu o ISA Games já classificada para Paris, garantiu a terceira vaga feminina, preenchida por Luana Silva, filha de brasileiros, nascida no Havaí.
O Brasil, país com mais atletas na disputa do surfe nos Jogos de 2024, tem um ouro olímpico no currículo. Na Olimpíada de Tóquio, edição de estreia da modalidade, Italo Ferreira foi o vencedor entre os homens.
Veja tambémEsportes Maratona do Rio termina com recorde de inscrições e vitórias inéditas Quenianos ocuparam pódio, mas brasileiros alcançaram bons resultados Esportes Seleção feminina bate Turquia e chega à 7ª vitória na Liga das Nações Brasileiras calam torcida da casa em atuação inspirada de Ana Cristina Esportes Atlético-PI vence Doce Mel pela semifinal do Brasileirão Feminino A3 Piauienses têm a vantagem do empate na partida de volta, em TeresinaEsportes Bia Haddad conquista título de duplas femininas no WTA de Nottinhgam Brasileira é campeã pela primeira vez ao lado de alemã Laura Siegemund Esportes Aniversariante, Hugo Calderano conquista o bi em torneio na Eslovênia Carioca ainda foi vice-campeão nas duplas mistas com Bruna Takahashi Esportes Invictos, times brasileiros decidem futuro na Copa do Mundo de Clubes Duelo entre Palmeiras e Botafogo pode ocorrer já nas oitavas de finalEsportes Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes Tricolor bate Ulsan, da Coreia do Sul, e fica perto de vaga às oitavas Esportes Tênis de mesa: Calderano busca dois títulos em torneio na Eslovênia Na semi individual, carioca decide duplas mistas com Bruna Takahashi Esportes Brasileirão Feminino A3: Itabirito e Vila Nova empatam pela semifinal Equipes decidem vaga na final em Goiânia no dia 5 de julhoVocê viu?