
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), destacou durante sessão nesta quinta-feira (23) o compromisso do Parlamento com o diálogo e o respeito às pautas da Educação. Em meio à manifestação da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), o parlamentar ressaltou que a Casa tem sido um espaço aberto para o debate de temas que impactam diretamente a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais.
“Temos pautado as reivindicações e as lutas sempre com respeito e diálogo, reconhecendo a necessidade de avanços e de conversar com o Governo. Conheço bem essa realidade — em que cedência não é vaga pura — e sei que a educação de Mato Grosso do Sul avançou muito. E é justamente para continuar avançando que recebemos e debatemos essas reivindicações”, afirmou o presidente.
O discurso do presidente da ALEMS, Gerson Claro ocorreu durante a participação de Deumeires Morais, presidente da Fetems, que utilizou a tribuna a convite do deputado Pedro Kemp (PT) para apresentar as principais demandas da categoria. A manifestação integra uma campanha estadual iniciada em abril, em defesa da educação pública e da valorização dos trabalhadores da área.
Deumeires destacou a preocupação da Federação com a qualidade do ensino nas redes estadual e municipal e com a valorização dos servidores.
“Estamos aqui para manifestar a preocupação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação com a qualidade do ensino e com a qualificação dos educadores. É fundamental implementar a tabela que reconhece a formação superior dos administrativos e realizar concurso público, porque o excesso de temporários precariza o trabalho e vai na contramão do que está sendo discutido no Plano Nacional de Educação”, afirmou.
O deputado Pedro Kemp, reforçou o apoio às reivindicações e alertou para os impactos do atual modelo de contratação. “Hoje, a maioria dos professores está convocada e recebe metade do salário dos efetivos, mesmo exercendo as mesmas funções. Isso gera desigualdade e prejuízos à previdência estadual. É preciso que o Governo realize concurso público e reconheça a importância dos administrativos e dos docentes”, pontuou.
Ao final, o deputado Gerson Claro reafirmou a disposição da Assembleia em ouvir, acolher e encaminhar soluções para fortalecer a educação pública. Para o presidente, o diálogo com as categorias e a busca por melhorias estruturais são fundamentais para que Mato Grosso do Sul continue avançando.
“A Assembleia é, antes de tudo, uma Casa aberta à sociedade. Ouvimos, debatemos e buscamos caminhos para garantir políticas públicas que valorizem quem faz a diferença todos os dias: os profissionais da educação”, concluiu Gerson, que recebeu em mãos as reivindicações protocoladas pelos profissionais da educação.
Brasilandia Na quietude da Aldeia Anodi, em Brasilândia, três vozes ainda ecoam em Ofaié.
SONORA Câmara de Sonora capacita comerciantes e prestadores de serviços para participar de licitações públicas
SONORA Câmara de Sonora capacita comerciantes e prestadores de serviços para participar de licitações públicas
Anaurilândia SEMEC realiza entrega de kits pedagógicos para professores da rede municipal
paranaiba Câmara Municipal de Paranaíba realiza 8ª Sessão com foco em infraestrutura, saúde e educação
paranaiba Fepengas reforça importância da Campanha Leão Amigo 2025
Sonora MS Abertura dos Trabalhos Legislativos da Câmara Municipal de Sonora – 2025 Sonora MS Câmara Municipal de Sonora participa da Jornada Pedagógica 2025 e reforça compromisso com a educação Educação Inclusiva e Equitativa: Um Compromisso Coletivo para o Futuro 



